quarta-feira, 21 de abril de 2010

Estoriinha de Chinês

Olá!

Viver em um país multicultural e cheio de imigrantes nos dá oportunidades interessantes de conviver com outras culturas e aprender muito com elas. Hoje eu estava conversando com um colega do trabalho, que é chinês, e começamos a discorrer sobre as dificuldades que enfrentamos na vida e como algumas pessoas se preocupam tanto com a opinião de outros que às vezes deixam de arriscar e tentar alcançar seus objetivos e acabam por perder oportunidades na vida. Ele então me falou de um conto que costumava escutar na escola quando criança, sobre um jovem cavalinho que tem que atravessar um rio mas dá ouvidos demais a opinião dos outros e no final aprende uma lição. A estória é mais ou menos assim:

Havia um cavalinho que morava perto do rio com sua mamãe e um dia recebeu dela a tarefa de levar uma carga até o moinho do outro lado do rio. O jovem animal aproximou-se da margem e ficou por algum tempo tentando calcular a profundidade do rio, antes de atravessar para o outro lado. Foi quando ele avistou a senhora Dona Vaca que estava pastando por ali e perguntou:
- Dona Vaca, a senhora pode me dizer se o rio é muito fundo para eu atravessar?
O grande animal sem hesitar replicou:
- Qual nada! Eu atravesso quase todos os dias para provar o capim do outro lado do rio. A água mal chega à minha barriga. Pode atravessar sem medo!
- Obrigado Dona Vaca, respondeu o cavalinho, e já ia se preparando para atravessar o rio com a sua carga quando o Senhor Esquilo gritou do alto de um galho:
- Pare! Não faça isso! O rio é muito fundo! ontem mesmo meu primo tentou atravessá-lo e morreu afogado, coitado! Certamente você vai morrer também se tentar atravessar!
O jovem cavalo não sabia o que fazer, diante dos dois animais que gritavam, alternadamente:
- É raso!
- É fundo!
Confuso, ele voltou para sua casa e contou o impasse para sua mãe que, depois de ouvir a estória, disse:
- Filho, ninguém pode viver sua experiência por você, porque todos somos diferentes e experimentamos a realidade e os obstáculos de forma diferente. Se você quiser saber se é capaz de atravessar o rio, terá que enfrentá-lo e descobrir por si mesmo.

Muitas vezes, na vida, a gente deixa de viver nossa própria experiência, para vivê-la através da ótica de outros. Mas é preciso lembrar que cada um tem um caminho diferente a ser trilhado, obstáculos a serem vencidos e seu próprio rio a ser atravessado. Deus nos fez únicos, e embora seja bom compartilhar experiências e opiniões, cada um de nós tem que escrever a própria história.



Fiquem com Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário