quarta-feira, 7 de abril de 2010

Chove chuva, chove sem parar...

Olá!
Voltou a chover aqui em Halifax e pelo que vi na previsão do tempo, vamos ter dias bem chuvosos daqui prá frente, pelo menos até o fim da primavera. Mas a chuva aqui não é como a do Brasil, pelo menos a chuva que está caindo esses dias. É mais uma garoa, pouca, fina e constante. Dá prá sair sem guarda-chuvas e não ficar ensopado. Em compensação tenho acompanhado o que tem acontecido no Brasil nos últimos dias e fiquei impressionado com o que tenho visto. Hoje, por exemplo, vi no UOL que o Rio tem mais de 11 mil pessoas desabrigadas pelas chuvas. O número de mortos, até onde eu tinha visto chegou a 138 pessoas, uma tragédia. Com todos aqueles morros com construções precárias fica ainda mais perigosa a situação de quem vive por lá. Que Deus tenha misericórdia dos que estão lá e guarde e proteja todos os que foram atingidos por essa tragédia. Aliás, vocês já notaram como têm ocorrido muitas tragédias como essa nos últimos tempos? O clima no mundo todo parece estar maluco, com alguns lugares muito quentes (como no último verão europeu, onde teve gente morta por conta da onda de calor) ou com frio extremo (este inverno trouxe nevascas em lugares que há muito tempo não experimentavam grandes quantidades de neve). Isso sem contar os terremotos (Haiti e Chile, só prá citar os mais recentes), tsunames, furacões e até vulcões entrando em erupção (a Islândia nesses últimos dias tem sofrido com a atividade de um dos seus vulcões ativos). Se isso é por conta do "Aquecimento Global" eu não sei, mas que dá prá pensar, isso dá...
Essa época do ano aqui no Canadá, por exemplo, deveria ser bem mais frio. O calor e as chuvas chegaram cedo esse ano, ao contrário do que normalmente acontece. Eu me lembro que quando chegamos aqui, em 2008, eu via neve nas ruas até no mês de abril. Quando a Bete chegou com os meninos em 24 de abril ainda tinha alguns montes de neve acumulados nas ruas. Esse ano eu saí de Mississauga no comecindo de março e não tinha mais nem um pouquinho de neve por lá.
Que Deus tenha misericórdia de nós. E que nós tenhamos consciência de que é a gente que tem que cuidar do nosso planetinha, né? Não adianta esperar pelas "autoridades" que a gente já sabe no que dá... Vamos tentar diminuir nosso "carbon footprint" e sermos menos agressores da natureza. Nas mínimas coisas dá prá ajudar o nosso planeta. Separar o lixo, caminhar sempre que puder, gastar o menos papel possível, comprar só o que precisa (esse item ainda ajuda no orçamento), não colocar no prato mais do que vai comer... e por aí vai.
Bom, tá dada a mensagem ecológica. Eu tô tentando fazer minha parte, que é pequena, eu sei, mas se juntar com a sua, dele, dela, do outro, e do outro... a gente muda esse planeta prá melhor.
Não acredita?...
Eu acredito.
Fiquem com Deus.
Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário