quarta-feira, 5 de maio de 2010

Tulipa Prá Tudo Quanto É Lado!!!




Olá!

O Canadá é um país jovem mas com uma história muito rica e bastante peculiar. Fatos curiosos e eventos fascinantes (alguns muito tristes, trágicos até, e outros tocantes e inpiradores) têm marcado a história dessa nação cujo nome (para alguns historiadores, originalmente 'kanata') significa 'Vila' na língua dos povos que aqui habitavam antes da chegada dos Europeus. Jacques Cartier (que se acredita ter sido o primeiro a chamar o lugar por esse nome) não poderia ter sido mais feliz na escolha. O Canadá de hoje se assemelha bastante com essa 'vila' ou 'aldeia' onde povos de diferentes nações se encontram para trabalhar em busca de um futuro melhor para si e seus descendentes. Assim como a história da origem do nome do país, outros fatos interessantes podem ser contados a respeito do passado do Canadá, especialmente nas épocas de conflitos internacionais, dos quais o Canadá tem tido participação bastante ativa, principalmente nas duas Grandes Guerras Mundiais. Eventos trágicos, como a primeira tentativa (frustrada, obviamente) de invasão da Europa ocupada pelos nazistas na II Guerra Mundial, que contou com a presença maciça dos canadenses, que perderam suas vidas em número maior do que qualquer outra nação aliada, durante a fracassada invasão, conhecida como A Batalha de Dieppe. Só prá você ter uma idéia, foram enviados para a batalha cerca de 5000 soldados canadenses e apenas 50 americanos... Os canadenses até hoje são ressentidos com o fato, porque eles acham que foram usados meio como 'bucha de canhão' pelos aliados. De fato, até a II Guerra Mundial e as campanhas vitoriosas nas quais o Canadá teve participação decisiva, os soldados canadenses eram considerados como 'soldados amadores' e não eram levados muito a sério pelas outras potências.
Uma outra história interessante que também está ligada à II Guerra Mundial foi a que deu origem ao Festival de Tulipas do Canadá (http://www.tulipfestival.ca/). Durante a Guerra, a princesa Juliana, da Holanda, estava exilada no Canadá juntamente com a Família Real, fugindo da invasão alemã ao seu país. Em 1943, a princesa deu à luz à princesa Margriet, no Civic Hospital of Ottawa. Como as leis na Holanda só permitem que um monarca possa chegar ao trono se for nascido em solo holandês, o governo canadense resolveu o problema decretando, durante o nascimento da menina, o hospital como sendo solo holandês, através de lei (na verdade o hospital foi declarado temporariamente solo internacional, sendo assim possível a princesa herdar a cidadania de sua mãe, tendo assim direito ao trono). Em agradecimento ao fato do governo canadense ter dado abrigo à Família Real durante a ocupação nazista, o governo holandes, em 1945, presenteou o Canadá com 100.000 tulipas. Em 1946, a princesa enviou outras 20.500 tulipas, prometendo enviar mais 10.000 a cada ano. Assim teve início o Festival Anual de Tulipas que ocorre em Ottawa e que comemora o surgimento de milhões de tulipas na cidade todos os anos. Para quem não conhece essa flor, uma curiosidade: a tulipa nasce de um tuberculo, semelhante à batata, que fica enterrada durante todo o ano, e você não tem sequer idéia de que ela está lá escondida esperando para aparecer. Uma vez por ano, pelo mês de Maio, a flor vem à tona e dura apenas algumas semanas. Muito interessante, não?
Quando eu mudei para a nossa primeira casa aqui no Canadá, eu não sabia que o último morador havia plantado tulipas na frente da casa. Quando os moradores saíram, a dona da casa mandou plantar grama nova na frente para deixar a casa mais bonita e mais fácil para alugar. A grama, é claro, cobriu o canteiro de tulipas e quando chegou a primavera eu percebi que em alguns lugares o gramado estava se levantando, cada dia mais um pouquinho. Um dia um amigo nosso que é canadense estava nos visitando e quando ele passou pelo gramado exclamou 'hum... parece que você tem tulipas plantadas aí hein?'. Eu não fazia a mínima idéia do que ele estava falando. Mas, de fato, alguns dias depois elas apareceram e encheram a frente da casa de cor e beleza!

Fiquem todos com Deus e bom descanso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário