segunda-feira, 24 de maio de 2010

De Volta a Halifax e Um Pouco Sobre Midias e Mentes

Olá!

Acabo de chegar de Ontario. A viagem, embora um pouco cansativa, foi rápida e sem maiores problemas. Cheguei inteiro, graças a Deus. A família em Mississauga está bem e com saúde, graças a Jesus. Fiquei os três dias curtindo a mulher e os meninos e matando a saudade, que não é pouca. Graças a Deus falta menos de dois meses para eles mudarem para cá. Deus é Grande!

Mudando de assunto, eu estava navegando pela Internet e me deparei com esse vídeo. É um curto documentário que fala sobre um grande jornal tentando se reinventar para sobreviver às exigências (ou falta de) dos leitores de hoje. O link original você encontra aqui: Documentário revela bastidor das mudanças na Folha.



Ao ver o vídeo me lembrei imediatamente do importantíssimo texto Is Google making us Stupid? do Nicholas Carr (http://en.wikipedia.org/wiki/Nicholas_G._Carr) que alguém do trabalho me enviou outro dia para eu dar uma lida. Nesse texto, que em português seria algo como 'O Google está nos tornando estúpidos?' Carr não fica só na superficialidade da maioria dos escritores que têm escrito sobre a Internet e a mudança óbvia que essa mídia está promovendo na forma como as novas gerações absorvem informação e na relação dessas gerações com o conhecimento e o pensamento crítico. Carr vai mais além e pinta um quadro bem completo e informativo dos caminhos que a humanidade já percorreu até chegar ao momento em que nos encontramos, em termos de conhecimento e comunicação desse conhecimento. O texto em si é uma ode à boa leitura e nos dá um pouco de alento, ao nos deixar com a boa impressão de que nem tudo está perdido e ainda existem pessoas que amam a leitura e sabem escrever bons textos. Mas o otimismo fica por aí, porque o raciocínio que o texto descreve nos leva a contemplar um futuro não muito promissor para os meios de comunicação tal como os conhecemos. Carr descreve como ele mesmo sente-se cada vez menos preparado para enfrentar longas leituras e sugere que sua capacidade de concentração está severamente afetada pela leitura rápida e superficial a que a Internet o expõe muitas horas por dia.
O texto, publicado na Atlantic Magazine em 2008, cresceu para virar um livro: The Big Switch: Rewiring the World, From Edison to Google, que está na minha lista para próximas leituras.
Quanto a mim, ainda estou tentando visualizar toda essa mudança (que certamente é muito mais profunda do que a nossa cabeça treinada nas velhas formas pode entender, pelo menos completamente) e formar uma opinião crítica a respeito. Até agora o que eu vejo é o novo tomando o seu lugar do velho sem pedir licença, como sempre tem feito na história da humanidade e, se isso é bom ou ruim, só o tempo é que pode dizer.

Um grande abraço e fiquem com Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário