segunda-feira, 31 de maio de 2010

Muito Romântico

Hoje estou particularmente romântico... Próximo dia 13 de junho será nosso primeiro aniversário de casamento, depois de 12 anos! Não entendeu nada, né mesmo? Não se preocupe, às vezes nem eu mesmo entendo. Anyways, estou preparando o espírito para esta data tão especial e, portanto, o Blog também tem que entrar no clima.
Hoje vou falar sobre um dos maiores ícones do romantismo de todos os tempos: Elizabeth Barrett Browning!
Além de uma grande poetisa, ela também era xará da minha mulher. Ou seja, tenho mais de um motivo para ter escolhido falar sobre essa famosa escritora. Considerada uma das mais importantes poetisas da Inglaterra Vitoriana, Elizabeth Barrett Browning começou a escrever poemas aos 6 ou 8 anos e não parou até a sua morte aos 55 anos de idade.
Um de seus poemas, conhecido como 'Sonnet from the Portuguese', ficou muito popular depois de ter sido usado em um dos desenhos da série 'Snoopy' (Be My Valentine, Charlie Brown) quando a personagem Sally Brown lê o poema no dia dos namorados.
Aqui eu reproduzo a versão em português:


E em inglês:


Elizabeth nomeu esta série de sonetos (o soneto que aparece no desenho é o de número 43), em homenagem ao apelido que seu marido lhe dera 'the portuguese', e também porque ela usa a mesma estrutura dos versos escritos pelo poeta português Luís Vaz de Camões.
A poetisa sofreu durante quase toda sua vida com uma doença que os médicos da época falharam em diagnosticar e passou a tomar grandes doses de morfina para aliviar as dores que sofria, o que eventualmente a tornou dependente da droga.
Uma das coisas mais marcantes na vida dela, entretanto, foi a dedicação e o amor que a unia ao seu marido, Robert Browning, a quem ela dedicou a série de sonetos.
Ela dedicou seu último trabalho ao marido e alguns de seus poemas só foram publicados depois de sua morte por Robert.
Já não existem poetas como ela hoje em dia (aliás, creio mesmo que não existe mais poeta algum nos dias de hoje), e o amor que inspirou a vida dela está cada vez mais difícil de se encontrar no corre-corre do dias atribulados em que vivemos hoje, onde a pressa é inimiga da contemplação e onde ninguém tem mais tempo a perder com poesia ou romance.
De qualquer modo, eu ainda gosto. E porque eu gosto, reproduzo para vocês:



XLIII. "How do I love thee? Let me count the ways..."
by Elizabeth Barrett Browning (1806-1861)

How do I love thee? Let me count the ways.
I love thee to the depth and breadth and height
My soul can reach, when feeling out of sight
For the ends of Being and ideal Grace.
I love thee to the level of everyday's
Most quiet need, by sun and candle-light.
I love thee freely, as men strive for Right;
I love thee purely, as they turn from Praise.
I love thee with a passion put to use
In my old griefs, and with my childhood's faith.
I love thee with a love I seemed to lose
With my lost saints, --- I love thee with the breath,
Smiles, tears, of all my life! --- and, if God choose,
I shall but love thee better after death.

E aqui uma tradução minha:

"Como eu te amo? Deixe-me dizer como.
Eu te amo com a profundidade, largura e altura
Que minha alma pode alcançar, ao sentir-se longe do olhar
Pelos confins do Ser e da Graça divinal.
Eu te amo ao nível da necessidade mais silenciosa de cada dia,
À luz do sol e à luz da vela.
Eu te amo livremente, como os homens lutam pelo seus direitos.
Eu te amo puramente, como eles se afastam da soberba.
Eu te amo com uma paixão que havia
Em minhas velhas mágoas, e com a fé da minha infância.
Eu te amo com amor que eu parecia ter perdido com
meus entes idos, --- Eu te amo com a respiração,
Sorrisos, lágrimas de toda minha vida! --- E, se Deus assim escolher,
Eu te amarei ainda melhor após minha morte."

Brigadu, minha querida esposa Elizabete, por me ensinar, a cada dia, o real significado da palavra AMOR.

Fiquem com Deus e tenham uma boa noite.

2 comentários:

  1. Lindo meu irmão...
    Emocionante...
    Beijão pra vc e a Beth.

    ResponderExcluir
  2. Brigadu minha irmã querida.
    Agora falta pouco prá todo mundo estar junto novamente. Graças a Deus!
    beijo grande em voce e todos aí!

    ResponderExcluir