quinta-feira, 17 de junho de 2010

Salvação





Olá!


Vez por outra gosto de entrar no Google e colocar uma palavra aleatória ou nome de alguém que conheço só prá ver o resultado. Às vezes tenho surpresas interessantes, como encontrar referências a pessoas que há muito não vejo. O interessante é que muitas dessas pessoas não são nem um pouquinho famosas e sequer usam a Internet costumeiramente, mas o Google as encontra mesmo assim. Mesmo trabalhando com informática há muitos anos nunca deixo de me assombrar com o poder de penetração dessa rede mundial e a tremenda mudança que ela gerou no mundo (e ainda está gerando). Nos anos 90 eu trabalhava no setor de informática de um órgão público em Brasília e nossa equipe foi encarregada de instalar o acesso à Internet no órgão. Fomos assim um dos primeiros 'felizardos' a ter acesso à rede no país. Ainda não havia empresas provedoras de acesso e as leis que viriam a regulamentar o uso e comercialização da Internet ainda estavam sendo formuladas. O acesso à rede era restrito às Universidades e centros de pesquisa e os órgãos governamentais estavam começando a passar a integrar a rede mundial. Daí termos sido convocados a configurar o acesso do nosso órgão. Ainda me lembro das primeiras experiências usando a rede. Era tudo muito diferente do que vemos agora e o principal veículo de utilização da rede hoje (o 'browser' - Internet Explorer para a maioria) ainda não era muito usado. As ferramentas que usávamos eram o Gopher (um programa que permitia navegar por documentos de diversas instituições pelo mundo - meu preferido!); o programa de mensagens eletrônicas (e-mail); o News, que permitia a leitura/publicação de mensagens em fóruns virtuais separados por tema (muito interessante, ainda hoje é usado principalmente em intranets); o lynx, um browser baseado em caracteres, que permitia a navegação de páginas HTML, mas só com texto (imagina o Internet Explorer sem imagens, vídeos etc.) e umas tantas outras, como ferramentas de conversaçao on-line (chat).


A primeira vez que entrei em contato com pessoas de outros países foi muito interessante. Eram umas 10:00 horas da manhã e eu estava terminando de configurar uma ferramenta de conversa on-line e resolvi pesquisar para ver se conseguia falar com alguém. Depois de algumas tentativas consegui entrar em um computador de uma Universidade na Austrália (isso mesmo, imagina!), e tinham dois alunos usando o sistema naquele momento. Eles estavam fazendo uma pesquisa para um trabalho e tinham ficado até tarde na biblioteca da Universidade. Lá eram 9:00 horas da noite! Ainda me lembro da emoção de estar falando - ao vivo! - com aquelas pessoas. Com meu mirrado inglês consegui fazer algumas perguntas e explicar para eles de onde eu estava falando e eles ficaram muito surpresos ao saber que eu estava no Brasil. Hoje em dia esse tipo de contato virou lugar-comum. Usando o Skype, MSN ou coisa que o valha qualquer um pode entrar em contato com outra pessoa em qualquer parte do mundo e ninguém nem se espanta mais...


Eu, no entanto, não deixo de me maravilhar toda vez que entro em uma página na Internet ou envio um e-mail. Se você parar para pensar, é muita tecnologia e uma infra-estrutura inimaginável para fazer tudo isso funcionar. Se alguém, nos anos 60, dissesse que isso ia acontecer do jeito que está acontecendo iam chamá-lo(a) de doido(a)...


Agora há pouco eu estava falando com minha mulher no Skype. Falando, vendo, ouvindo... Pode parecer normal hoje em dia, mas quando eu era moleque assistia seriados do tipo 'Star Trek' e sonhava em um dia conversar em vídeo-conferência com alguém do jeito que eles faziam. Naquela época parecia quase impossível que eu fosse viver para ver essa realidade. E tá aí, prá quem quiser usar. O sonho virou realidade.


Hoje eu entrei no Google e coloquei a palavra 'salvação' no campo de pesquisa.
Fiquei muito feliz de ver que o primeiro site da lista fala da salvação mais importante desta vida: 'O Plano Simples de Deus Para a Salvação'.
E o site vale a pena, porque dá a receita bíblica 'step-by-step' para qualquer um de nós alcançarmos essa Salvação pela Graça e Misericórdia do Todo-Poderoso.
Fica aqui a dica: digite você também 'salvação' no Google, e aproveite para dar uma boa lida no primeiro site da lista.


Bom saber que a Internet e toda essa tecnologia também pode servir ao Plano Maior de Deus para Nossa Salvação!


Bom descanso e fiquem com Ele, o Deus Maravilhoso e Todo-Poderoso, criador de todas as coisas!

2 comentários:

  1. Caro Tio Mêncio,
    Mais uma prova disso é que acabei de mostrar seu blog pra "Tete" pelo meu celular, e nao pelo computador.
    No começo ela nao gostou da ideia mas depois se acustumou. Heheheh.

    Abraço!
    Rodrigo.

    ResponderExcluir
  2. A Tetê é uma maravilha... Consegue enxergar uma página Internet num celular! Eu confesso que tenho uma dificuldade tremenda em navegar pela Internet no iphone. Tenho que ficar usando o 'zoom' o tempo todo... Onde é que a Tetê conseguiu esse par de olhos biônicos??
    Um grande abraço e fica com Deus!

    ResponderExcluir