sexta-feira, 2 de julho de 2010

Holanda, Brasil, Francofonia e Casa Propria





Olá!


Estava numa loja de departamentos fazendo uma pesquisa de preços hoje à tarde quando minha mulher me ligou no celular prá dizer que o Brasil havia perdido de 2x1da Holanda. Ainda durante o jogo um amigo canadense havia me ligado cheio de entusiasmo prá dizer que o Brasil havia feito o primeiro gol ainda no primeiro tempo e que tinha completo domínio do jogo. Como todo bom brasileiro tá cansado de saber, futebol é uma caixinha de surpresas. Neste caso, uma surpresa desagradável prá nós brasileiros. Mas para todo perdedor existe um vencedor, os holandeses devem estar curtindo muito e, em nome da boa esportividade tenho que dizer "Parabéns holandeses!". Se venceram, devem ter merecido.




Mudando de leste prá boroeste, aqui no Canadá a gente tem a oportunidade de ser exposto a duas línguas o tempo todo. Isso porque o Canadá tem duas línguas oficiais e todos as informações colocadas para o público, seja do governo ou setor privado devem estar em inglês e francês. Os exportadores reclamam muito dessa restrição, porque são obrigados a adaptar os rótulos de seus produtos para poder vendê-los aqui no Canadá. E tem muito canadense que reclama também porque dizem que custa mais caro para produzir informativos nos dois idiomas (placas de trânsito, por exemplo, têm que ser duplicadas ou ter escrito o aviso nas duas línguas) e isso, é claro, pesa no bolso do contribuinte... Reclamações à parte, vez por outra descubro coisas interessantes sobre a língua francesa e acabo aprendendo um pouquinho, mesmo sem querer, a língua de Rimbaud. Hoje, por exemplo, vi um letreiro que dizia em inglês "Hardware" (ferramentas) e do lado a mesma palavra em francês "Quincaillerie". A palavra me chamou a atenção imediatamente e logo lembrei do nosso "quinquilharia" e entendi então de onde veio...


                                
Agora mudando de bombordo prá estibordo, tenho o prazer imenso de comunicar a compra de nossa primeira casa aqui no Canadá. É isso mesmo. Hoje de manhã estive com o advogado e fechei finalmente todos os detalhes da compra. Às 9:30 fui até a casa fazer a inspeção final e pegar as chaves. É nossa! (quer dizer, em parceria com o banco por enquanto... :)) Sou grato ao meu Deus Todo-Poderoso que nos deu esse presente maravilhoso para que possamos ter um pouco mais de tranquilidade e possamos parar de jogar dinheiro pela janela (porque pagar aluguel é exatamente isso, né?). Obrigado meu Deus, Tú és infinitamente bom e misericordioso. Aleluia!


Abaixo a estorinha da compra da casa, numa versão em 5 segundos...

O dia começou cedo com uma travessia da Baía de Halifax para ver o Advogado...

Que ia tratar dos papéis para dar o último passo no nosso sonho de comprar nossa casinha...

Que foi posta à venda a uns dois meses atrás...

Deus trouxe minha mulher aqui prá Halifax especialmente prá ela me ajudar a descobrir essa casinha...

Foi a primeira e única casa que vimos! Deus sabia que a gente tinha pressa...

E foi amor à primeira vista...

Gostamos de tudo: sala, quartos, basement, lareira, cozinha...

Do deck gostoso onde a gente pode relaxar e fazer uns churrascos com os amigos...

E prás meninas de casa tomarem uns banhos de sol, que tão precisando...

A Bete gostou tanto que já achava que estava em casa...

E eu pus mãos à obra e parti pro ataque!

Porque também gostei de tudo que vi...

Também como é que nào gosta?

A cozinha que eu sempre sonhei em ter...

E até quintal com pé-de-pau prá dar sombra...

Aí entramos em contato com o nosso amigo e agente imobiliário Mike Murphy...

Que trouxe um inspetor prá ter certeza de que não tinha nenhum problema com a nossa nova moradia...

E, depois de todos os detalhes acertados, a placa de FOR SALE foi trocada pela de SOLD!

Obrigado Senhor, por mais este presente!

Obrigado e fiquem com Deus!

2 comentários:

  1. Mencinho!! Parabéns, a casa de vcs é linda... eu e a Petrinha estamos babando aqui...
    Amo vcs!! Beijão
    Lília

    ResponderExcluir
  2. Brigado Lilica.
    Estamos muito gratos a Deus por mais este presente.
    Agora, linda mesmo é a família que eu vou trazer prá morar aqui, daqui a alguns dias...
    Um grande beijo e fiquem com Deus!

    ResponderExcluir